Novas competências para profissionais de tecnologia

Guilherme Cardoso
5 min readJun 27, 2021

--

Que o mercado de tecnologia está super-aquecido e com um número de vagas muito relevante, não é surpresa para nós. Que as competências de tecnologia são altamente procuradas tambem não. Pesquisas apontam o número recorde de aberturas de vagas ( veja aqui) e uma perspectiva de um deficit de mais de 300 mil (sim 300 MIL) profissionais em 2024 ( veja aqui), mas como existe um número de vagas tão expressivo e ao mesmo tempo um percentual expressivo de desempregados no Brasil? Segundo o IBGE no inicio do ano esse número estava na casa dos 14%.

Isso se dá entre outros fatores pela baixa ou falta de qualificação de profissionais, mas é importante ressaltar que não estamos falando apenas de qualificações e habilidades técnicas, mas também as chamadas soft-skill ou habilidades comportamentais.

Para quem está entrando ou quer crescer no mercado de tecnologia é importante observar também essas competências, e aqui vou citar 10 dessas caracteristicas, que são consideradas as mais importantes. É importante ressaltar que essas habilidades não dependem de uma área, empresa, segmento, idade, nem nenhuma outra variável, apenas o nosso interesse em nos desenvolvermos.

Inteligência Emocional

A inteligência emocional é a capacidade de identificar e lidar com as emoções e sentimentos pessoais e de outros indivíduos, essa habilidade se faz muito necessária em um momento onde as mudanças são constantes e podem gerar desconforto por exemplo. O objetivo de trabalharmos essa habilidade se dá entre outro motivos para que possamos lidar com o nossos sentimentos e agir a partir disso e não reagir a eles. Outro ponto extremamente importante de trabalharmos a inteligência emocional é desenvolvermos a nossa automotivação.

Criatividade

A criatividade é uma competência que as crianças trabalham muito bem, quando estão crescendo elas não tem medo de tentar coisas novas, propor alternativas diferentes para as coisas, aprender com os erros e não se limitam com a falta de recursos — uma criança se diverte tanto com um carro elétrico quanto com uma bola de plástico. A criatividade para os profissionais de tecnologia se traduz em propor soluções diferentes, testar coisas novas, validar conceitos e muitas vezes errar, aprender com esses erros e fazer o possível com o que temos, não nos deixando limitar.

Resolução de problemas (complexos)

Uma caracteristica comum no ecossitema de tecnologia — e que é exatamente o que o deixa tão atrativo — são os problemas resolvidos ao longo do tempo e o impacto desses problemas para as pessoas. A habilidade de resolução de problemas, que muitas vezes são complexos, se dá quando buscamos alternativas, não nos deixamos desanimar por erros e persistimos até conseguir um caminho.

Tomada de decisão

Todos sabem que a área de tecnologia tem seus desafios técnicos, mas o que poucos se atentam é a grande quantidade de decisões que precisamos tomar no dia-a-dia. Essas decisões vão desde qual a melhor arquitetura para uma soluçao robusta até qual o melhor lugar para fazer um comentário no nosso código. Todas as decisões são importantes e saber quando toma-las, por que toma-las e qual o impacto que pode ser gerado é de extrema importância para o profissional.

Trabalho em equipe & Relacionamento pessoal

Um erro comum de muitos profissionais que entram no mercado de tecnologia é achar que farão as coisas sozinhos, serão heróis solitários ou que não precisaram se relacionar com outras pessoas de difernetes áreas, idades e papeis. Entretanto cada vez mais a tecnologia é uma area que depende de relacionamento entre pessoas, e saber trabalhar em equipe, compartilhar conhecimento, ouvir e fornecer feedbacks e acima de tudo entender que “junto se vai mais longe” é tão importante quanto saber arquitetar uma solução que resolver um problema enorme. Para isso é muito importante saber ouvir, ter empatia, realmente entender o que a outra pessoa está dizendo e para mim o mais importante tirar vieses que possam existir e que com certeza vão te levar a decisões muitas vezes equivocadas.

Pensamento critico

Talvés a caracteristica mais marcante da tecnologia nos dias atuais é a velocidade com que ela evoluí. E com essa chuva de novidades como fazer para não se perder nas hypes (termo usado para sinalizar as tecnologias da moda) ou por outro lado para não ficar preso na zona de conforto? O pensamento critico é exatamente a habilidade de olhar para um problema, por exemplo, e conseguir chegar a uma solução que não necessariamente é a mais facil ou comoda, mas sim a melhor naquela hora, com aquele cenário. Isso faz com que questionemos as coisas como elas são e como consequência haja uma evolução de tecnicas, práticas, ferramentas, etc. É uma das competências mais buscadas por empresas que querem inovar.

Organização

Não preciso dizer — de novo — que complexidade é uma caracteristica de tecnologia, e por isso a habilidade de organização é muito necessária para que nós possamos, entre outras coisas, mantér o foco, consigamos dar o nosso melhor e não gastemos energia com coisas que poderiam ser evitadas. A organização nesse contexto é muito ampla, vai desde uma organização de estudos pessoais para que possamos nos mantér atualizados, passando pela organização de horários por exemplo para que tenhamos um equilibrio entre trabalho e qualidade de vida, até organização fisica — quem nunca derrubou café no teclado por que a mesa estava um caos?

Negociação

A habilidade de negociação para os profissionais de tecnologia caminha muito lado-a-lado com a habilidade de trabalho em equipe. Grande parte do nosso trabalho é discutir soluções e alternativas e nem sempre existe o “certo e o errado” o que faz com que precisemos articular nossas ideias, defender e muitas vezes negociar alguma coisa com a outra parte. Isso faz com que trabalhemos nossa comunicação, nossa habilidade de influência e o senso de objetivo comum.

Aprender a aprender

E por fim, mas não menos importante, temos a habilidade base para todas as outras: APRENDER A APRENDER. Precisamos nos conhecer bem e entender como aprendemos. Qual é o melhor formato para cada um. Como conseguimos absorver mais efetivamente as coisas. Cada pessoal é diferente da outra e um método que funciona para um as vezes não tem a mesma efetividade para outra pessoa. Esse exercício de reflexão habilita que consigamos trabalhar todos os outros pontos.

Espero que com essa visão você possa se desenvolver e atingir cada vez mais seus objetivos.

Esse conteúdo eu extrai de uma palestra minha apresentada para os alunos da ETEC Olimpia, se quiser assistir o vídeo está aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=lsHpPId5jEY

--

--